Cores...Ahhh as cores!


As cores fascinam, isto é certo.

Quando você se atira em produções artísticas, as cores dizem muito, pois seu uso por parte do artista, fará o receptor, quem vê sua obra, saber muito dela, e mesmo de seu momento, através das cores utilizadas.

Fora isso, a combinação de cores, muito trará em termos de sucesso ou fracasso de sua obra.

Ao público, o bem estar, o saber porque gosta e mesmo o porquê não gosta, está na forma como é recebida a informação visual.

Por informação visual aqui, me refiro tanto ao desenho, a formação proposta , a composição explorada pelo artista, como pela harmonia de cores e tons que utilizou.

Estou lançando uma série de estudos que fiz e faço acerca do tema aqui no blog do site, em forma de postagens semanais que pretende trazer uma breve teoria das cores, organizada de forma simples, mas abrangendo o conteúdo necessário ao entendimento tanto do artista como do espectador para, em seguida mostrar com uma série de exemplos práticos resultados de estudos que possam lhe trazer bom resultado.

Espero que gostem e acompanhem! Sendo possível, devido ao tempo hoje escasso , pretendo incluir o tema em meu canal no Youtube.

Para começar, utilizarei um texto que não é de minha autoria, mas achei interessante.

É uma breve compilação do livro Artes: artes visuais, música, teatro de Jussara Magrin.

Vamos a ele!

Cores

Você sabia que foram os gregos os primeiros a preocupar-se com o estudo das cores?

Mas também sabemos que os homens pré-históricos já se preocupavam em colorir seus desenhos nas cavernas (pinturas rupestres) e, para isso, copiavam as cores da natureza.

O mundo que nos cerca é colorido. Observe a natureza, a cor está em toda parte e de muitas formas: no mar, no céu, na terra, no sol, nas florestas, nos animais, nos pássaros e nas flores.

Que linda é a natureza, tão colorida! Se você não pode, neste momento, olhar a natureza, observe as coisas que o cercam. Observe como a roupa das pessoas é colorida, os objetos de cozinha, os objetos de decoração, os meios de comunicação, as fotografias, a nossa escova de dente! Que bom que as coisas têm cor, pois isso torna a vida mais alegre, não é mesmo?

Mas de onde vêm as cores? Só conseguimos enxergar as cores por causa da luz. Você sabia que sem a luz não veríamos nenhuma delas? A luz do sol, que percebemos como branca, é na verdade composta por sete cores: as cores do arco-íris, aquele que vemos no céu quando há sol e chuva ao mesmo tempo. Quando a luz do sol ilumina uma flor vermelha, significa que esta flor tem pigmentação vermelha. Isso quer dizer que a superfície dela absorve todas as outras cores da luz do sol, transforma-as em calor e reflete para os nossos olhos só a luz vermelha. Quer ver como isso é verdade? O preto absorve todas as sete cores e transforma-as em calor. Isso quer dizer que quando saímos com uma roupa preta em um dia de sol, sentimos muito calor! A cor branca reflete toda luz.

Foi Isaac Newton (1642-1727), um cientista inglês, quem descobriu isso tudo, quando decompôs a luz do sol com um prisma de cristal.

Bom...

Essa breve introdução, baseada neste texto simples, nos deu uma informação muito importante : Vemos as cores , devido a presença da Luz...

Daqui para frente, começaremos a ver como isso ocorre e a relação entre as cores luz e as cores pigmentos.

Na semana que vem, estará disponível a primeira parte teórica que o aprofundará no mundo das cores.

Até lá!

#cor #cores #teoriadascores #luz #pigmentos #composições #curso #cursosobrecores

Posts Em Destaque
Posts Recentes